AR CONDICIONADO - RENOVAÇÃO DE AR 

ar-condicionado-renovacao-de-ar.png

RENOVAÇÃO DE AR PARA AMBIENTES CLIMATIZADOS

Preocupados com a saúde, segurança, bem estar e conforto dos ocupantes de ambientes climatizados, a resolução 09/2003 da Anvisa pede atenção especial quanto a renovação do ar de ambientes fechados.

 

O equipamento de ar-condicionado split tem a função de succionar o ar do ambiente para que seja resfriado e parcialmente desumidificado, para depois devolvê-lo ao ambiente pela sua ventilação.

 

Porém este tipo de ar-condicionado não faz a renovação do ar do ambiente, mas sim a sua circulação. Em outras palavras,  o ar a ser respirado no ambiente climatizado será sempre o mesmo.

Como solução deverá ser instalado um equipamento de ventilação dotado de filtro de ar descartável para que retenha as partículas de pó mais grossas da atmosfera da rua, e ter a potência necessária para distribuir o ar em cada um dos ambientes climatizados.

Solicite o nosso orçamento para a consultoria, projeto e instalação de ventilação de um sistema de renovação do ar para ambientes que são climatizados por equipamentos de ar-condicionado a fim de atender as exigências do Pmoc Anvisa. 

TAXA DE RENOVAÇÃO DE AR

O ar de ambientes sem uma taxa de renovação de ar adequada pode ter qualidade de duas a cinco vezes pior que a atmosfera externa. A concentração de CO2 pode causar cansaço, dor de cabeça, redução no rendimento no trabalho, aumento do risco de transmissão de doenças contagiosas pela respiração, além dos odores desagradáveis que poderão ser sentidos. 

   

Há a necessidade de que seja instalado um sistema de renovação de ar para este ambiente, baseado na resolução 09/2003 e a Anvisa que determina qual o valor máximo de concentração do CO2 e de agentes nocivos para a saúde que possam estar em suspensão no ar. 

CÁLCULO DA TAXA DE RENOVAÇÃO DO AR 

O engenheiro mecânico que seja especialista em ar condicionado poderá determinar a vazão de ar necessária para o dimensionamento da renovação de ar para o ambiente. O cálculo leva em consideração a quantidade de pessoas que ocupam o local climatizado e a sua permanência.

 

O sistema de renovação de ar deverá garantir que a concentração de CO2 seja inferior ao limite estabelecido pela legislação. Na rotina do PMOC deverá ser incluída a análise do ar do ambiente climatizado que deverá ser feita por laboratório credenciado. A função é de identificar se a concentração de CO2 e de microrganismos estão dentro do limite estabelecido pela vigilância sanitária. 

 

Outro ponto a ser analisado pelo engenheiro de ar condicionado é quanto ao efeito que poderá ser causado na temperatura do ambiente em função da implantação da renovação de ar. Esta massa de ar a ser captada na atmosfera externa, o da rua, poderá nos dias mais quentes ser uma nova fonte de calor a ser tratada pelo sistema de ar condicionado existente. 

 

O engenheiro deverá ter conhecimento técnico para a elaboração da carga térmica que é gerada no ambiente e determinar se o equipamento de ar condicionado já instalado poderá manter a temperatura de conforto do ambiente, e se haverá a necessidade de que seja substituído ou instalado um equipamento extra para complementar a climatização deste ambiente. Contrate a nossa consultoria para ajudá-lo a implantar um sistema de renovação de ar para o seu sistema de ar condicionado.

RENOVAÇÃO DE AR E O PMOC

O PMOC visa a qualidade do ar do ambiente climatizado. A falta de renovação de ar nestes ambientes é uma infração sanitária e consta na planilha do Pmoc - Plano de manutenção, operação e controle dos equipamentos de ar condicionado. Com o auxílio de um engenheiro mecânico, especialista em sistemas de ar condicionado, você poderá implantar a renovação de ar necessária para atender as exigências das leis 3523/98  e 13589/18.

LEIA TAMBÉM: