top of page

 MANUTENÇÃO DE AR CONDICIONADO É LEI

LEI 13589 AR CONDICIONADO

LEI Nº 13.589, DE 4 DE JANEIRO DE 2018.

​O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o  Todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes de ar interior climatizado artificialmente devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC dos respectivos sistemas de climatização, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes.

§ 1o Esta Lei, também, se aplica aos ambientes climatizados de uso restrito, tais como aqueles dos processos produtivos, laboratoriais, hospitalares e outros, que deverão obedecer a regulamentos específicos.

§ 2o (VETADO).

Art. 2o Para os efeitos desta Lei, são adotadas as seguintes definições:

I - ambientes climatizados artificialmente: espaços fisicamente delimitados, com dimensões e instalações próprias, submetidos ao processo de climatização por meio de equipamentos;

II – sistemas de climatização: conjunto de instalações e processos empregados para se obter, por meio de equipamentos em recintos fechados, condições específicas de conforto e boa qualidade do ar, adequadas ao bem-estar dos ocupantes; e

III – manutenção: atividades de natureza técnica ou administrativa destinadas a preservar as características do desempenho técnico dos componentes dos sistemas de climatização, garantindo as condições de boa qualidade do ar interior.

Art. 3o Os sistemas de climatização e seus Planos de Manutenção, Operação e Controle - PMOC devem obedecer a parâmetros de qualidade do ar em ambientes climatizados artificialmente, em especial no que diz respeito a poluentes de natureza física, química e biológica, suas tolerâncias e métodos de controle, assim como obedecer aos requisitos estabelecidos nos projetos de sua instalação.

Parágrafo único. Os padrões, valores, parâmetros, normas e procedimentos necessários à garantia da boa qualidade do ar interior, inclusive de temperatura, umidade, velocidade, taxa de renovação e grau de pureza, são os regulamentados pela Resolução no 9, de 16 de janeiro de 2003, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, e posteriores alterações, assim como as normas técnicas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Art. 4o Aos proprietários, locatários e prepostos responsáveis por sistemas de climatização já instalados é facultado o prazo de 180 (cento e oitenta) dias, a contar da regulamentação desta Lei, para o cumprimento de todos os seus dispositivos.

Art. 5o Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

Brasília,  4  de janeiro  de 2018; 197o da Independência e 130o da República.

MICHEL TEMER
Torquato Jardim

Este texto não substitui o publicado no DOU de 5.1.2018

CONHEÇA ALGUNS DOS NOSSOS SERVIÇOS

ORÇAMENTO DO PMOC AR CONDICIONADO

Contrato de manutenção preventiva e corretiva para o sistema de ar condicionado incluindo a implantação do Pmoc, Plano de manutenção, operação e controle baseado na lei 13589 de 2018 , na portaria 3523 / 98 e resolução 09 da Anvisa. Saiba mais acessando o link abaixo:

CERTIFICADO DE LIMPEZA DE AR CONDICIONADO

Fornecemos o serviço de limpeza e higienização de ar condicionado com certificado para empresas. Saiba mais acessando o link abaixo: 

INSTALAÇÃO DE AR CONDICIONADO PARA EMPRESAS

Instalação de equipamentos de ar condicionado para empresas em geral de São Paulo. Instalação obedecendo os critérios de qualidade do ar interior conforme exigências citadas na lei federal 13589. Saiba mais acessando o link abaixo: 

bottom of page