• Ventura Climatização

COMO LIMPAR O AR CONDICIONADO? EVITE DOENÇAS ALÉRGICAS RESPIRATÓRIAS

LIMPEZA DE AR CONDICIONADO


O ar condicionado foi um símbolo de status por muitos anos devido ao elevado custo de aquisição e também de instalação. Muito mudou no decorrer dos anos, e hoje o ar condicionado split é o equipamento mais popular para a climatização residencial e de empresas, com modelos que se adaptam a diversos ambientes e com capacidades térmicas que variam de 9000 a 30000 Btu/h. Porém, nem tudo é festa. Há cuidados de limpeza para o ar condicionado que devem ser adotados para que não se transforme em um poluidor do ar do seu ambiente, isto é, o ar que você respira.



A limpeza do ar condicionado é um processo que visa a prevenção de doenças, uma vez que o ar do ambiente climatizado tem a presença de bactérias, fungos e vírus, carregados pelo corpo humano ou pelo ar, e que podem ser os responsáveis pelo desenvolvimento da asma, rinite, sinusite e de outras doenças alérgicas e respiratórias. Por esse motivo, o proprietário deverá ter em mente que deverá contratar uma empresa de ar condicionado experiente e de confiança para a limpeza e higienização detalhada do seu aparelho.


O ar condicionado split é composto por dois gabinetes: a unidade interna e unidade externa. A unidade externa é a unidade condensadora, onde se encontra o compressor, e é a responsável pela eliminação do calor absorvido pelo sistema na atmosfera externa. Já a unidade interna é denominada como evaporadora, sendo a responsável pela filtragem, resfriamento e desumidificação do ar do ambiente. Esta é a unidade a ser tratada no processo de limpeza e de higienização.


O procedimento de limpeza do ar condicionado split não pode se resumir na simples limpeza dos filtros de ar com a aplicação de um bactericida sobre os seus componentes.Esta é uma ação rápida e de baixo custo, mas acredite, sem resultados satisfatórios. Para uma melhor limpeza do ar condicionado, os seus componentes devem ser limpos adequadamente para deixá-los prontos para a higienização. O nosso processo de limpeza é baseado na lavagem dos componentes do ar condicionado que entram em contato com o ar do ambiente. Para uma melhor compreensão, verifique a seguir o trajeto feito pelo ar do ambiente ao ser aspirado pelo ar condicionado: Ambiente > Filtros de ar > Serpentina de resfriamento e desumificação > Ventilador > Ambiente.


Filtros de ar: Os filtros do ar condicionado split são telas confeccionadas com fios de nylon, laváveis e reutilizáveis, compostas por pequenos orifícios que permitem a passagem do ar, mas que visam reter as partículas maiores que estão em suspensão no ar do ambiente. Algumas marcas de ar condicionado split incluem uma filtragem extra e prometem reter odores, polén, pó e bactérias, na tentativa de deixar o ar mais saudável. Porém, as partículas menores - as quais não são visíveis ao olho humano - não conseguem ser retidas, seguindo para o interior da unidade evaporadora. A limpeza mais profunda deverá ser providenciada para eliminar estes detritos. Uma informação importante é que o filtro de ar sujo reduz a ventilação do equipamento, causando elevação da temperatura do ambiente e proliferação de microrganismos prejudiciais para a saúde.


Serpentina: É a responsável pela retirada do calor e de uma parcela da umidade do ar do ambiente. As partículas de pó que não foram retidas pelos filtros de ar se acumulam entre as aletas de alumínio, superfícies úmidas que propiciam a proliferação de microrganismos. A falta de limpeza para o controle dessa sujeira causa a redução da ventilação do equipamento, eleva o consumo de energia elétrica e o principal: faz mal para a sua saúde.


Bandeja de condensados: Pode se tornar um componente procriador de microrganismos e de odores. A bandeja é fixada sob a serpentina e tem a função de coletar e escoar pelo dreno a água proveniente da desumidificação do ar. A limpeza desse componente do ar condicionado deve ser feita adequadamente, sendo que o mau cheiro sentido ao ligar o ar condicionado é o sinal de que algo possa estar errado.


Ventilador: Atenção especial para a limpeza desse componente, uma vez que todas as impurezas internas são distribuídas pelo ambiente por meio da ventilação, resultando na má qualidade do ar que é respirado. Além disso, pode ser notada, na saída do ventilador, a presença de fuligem preta - detritos que se descolaram das pás do rotor. E, se for notada uma vibração durante o funcionamento do ventilador, poderá ser resultado do desbalanceamento causado pelo acúmulo de sujeira.


Identificados os pontos geradores de poluentes, o próximo passo será por em prática a ação de limpeza intensa da unidade evaporadora.Para a limpeza do ar condicionado, utilizamos a nossa exclusiva máquina de lavagem, a qual utiliza água e desengordurantes biodegradáveis. A máquina opera com baixa pressão, de modo a evitar danos aos componentes, e é capaz de retirar a sujeira encrustada que não poderia ser eliminada manualmente.Um detalhe que faz a diferença.


Como resultado, teremos uma limpeza bem feita, preparando os componentes para o processo de higienização.Na etapa de higienização do ar condicionado, é aplicado o bactericida em todos os componentes que foram limpos, sendo que, depois de um tempo de ação, ele é retirado por meio de uma nova lavagem. Feita a secagem de todos os componentes e a instalação dos filtros de ar, limpos e higienizados, o equipamento estará pronto para entrar em funcionamento. O resultado de todo o processo será uma melhor qualidade do ar a ser respirado, com menor ruído de operação, regularização da vazão de ar, mais rendimento térmico e menor consumo de energia elétrica.


Esse é o nosso processo de limpeza de ar condicionado split. Um procedimento levado a sério para que você possa ter um ambiente com a temperatura controlada, e com o principal: mais saúde no ar que você respira.


LIMPEZA DE AR CONDICIONADO

Entre em contato


(11)4115-2672



https://www.venturaclima.com/limpeza-ar-condicionado-split-preco


46 visualizações
  • limpeza-de-ar-condicionado
  • higienização-de-ar-condicionado
  • limpeza-de-ar-condicionado-split
  • higienização-de-ar-condicionado
limpeza de ar condicionado em são paulo

A SUA ESPECIALISTA EM AR CONDICIONADO

SÃO PAULO/CAPITAL

Ventura Climatização - Empresa especialista em projeto,instalação,limpeza e higienização de sistemas de ar condicionado e de ventilação em São Paulo/SP.

Textos de nossa autoria estão protegidos pela lei de direitos autorais e sujeita ao código penal.A marca Ventura é de propriedade da empresa e registrada no INPI.

©Copyright 2019-Ventura Climatização .A sua especialista em ar condicionado.Todos os direitos reservados